Páginas

24 de out. de 2011

Pontos turísticos

A cidade que recebeu do carinho de seus filhos e da admiração de homens inteligentes, os significativos nomes da “Cidade Relíquia”, “Cidade Eterna” ou “Atenas Paraibana”, guarda, na austeridade de suas ruas, especialmente em seus monumentos, a memória de seu antigo apogeu.    
   
O SOBRADO DE JOSÉ RUFINO – No início do século XIX, homens de fortuna e iniciativa como o português Francisco Jorge Torres, o capitão Bartolomeu da Costa Pereira e José Antonio Leal, edificaram os primeiros sobrados da vila. Seguiram-se muitas outras construções congêneres de propriedade da burguesia local. Um desses velhos sobrados, construído em 1818 foi na década de setenta restaurados por um areiense, José Rufino de Almeida, que dá um belo exemplo de amor às tradições de sua terra.
   
O prédio, apesar de ser propriedade privada, é franqueado à visitação pública – uma espécie de museu. Trata-se de uma construção sólida onde foram conservadas ao máximo, as linhas originais características à arquitetura colonial. Possui três pavimentos, incluindo o sótão de águas-furtadas, onde se encontram mirantes em forma de seteiras, cuja finalidade era permitir a penetração da luz e do ar além de servir eventualmente para defesa.

0 comentários:

Postar um comentário


 
Teste01 | Layout: Lenildo Ferreira Consultoria em Comunicação Contato © Blog de responsabilidade do professor Edmilson Pereira